Apesar de nos últimos tempos este blog estar um pouco parado, felizmente o mesmo não se passa com a nossa equipa do Mãos Amigas.
Tivemos recentemente mais um encontro do pessoal que dá as mãos a esta causa e foi bastante participado, o que é bom sinal.
Para além disso, temos mantido sempre a distribuição de alimentos e acompanhamento de idosos e voltamos recentemente a fazer recolhas de géneros alimentares, desta vez junto dos Centros de Catequese da Matriz e Santa Rita.
Na Matriz apelamos para que os jovens e crianças, bem como as suas famílias contribuíssem essencialmente com leite, uma vez que era dos bens que a Conferencia mais falta tinha.
Na Santa Rita tentamos combater a outra grande falta de alimentos da Conferencia e pedimos que contribuíssem com produtos enlatados.
Acho que se pode dizer que as recolhas correram mesmo muito bem em ambos os Centros.
Segue-se um resumo do que foi recolhido:
Matriz:
Leite - 170 litros
Farinhas lácteas e cereais - 112 embalagens
Massa - 43 pacotes
Arroz - 34 quilos
Bolachas - 41 pacotes
Santa Rita:
Atum/Sardinhas – 171 unidades
Salsichas – 84 unidades
Feijão/Grão – 72 unidades
Em ambas as recolhas, foram ainda entregues muitos outros géneros alimentares, mas em menor quantidade. Todos foram muito úteis para ajudar a combater a fome em Ermesinde.
Pretendemos de seguida fazer igual campanha junto dos jovens e crianças do Bom Pastor, provavelmente a partir de Janeiro.
Com estas iniciativas, para além de estarmos a ajudar a Conferencia a suprimir as necessidades de cada vez mais pessoas carenciadas, pretendemos também alertar os membros mais novos da nossa comunidade, para o facto de que seguir a Cristo implica movimento, acção.
Não se pode seguir a Cristo de braços cruzados, parados e alheados da triste realidade que nos rodeia.
Numa sociedade onde as instituições falham cada vez mais, somos nós, cristãos, que temos de estar na linha da frente do combate à pobreza e exclusão social. Assim foi o exemplo de Cristo, assim também o devemos fazer.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
As mais recentes novidades
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Campanha do Leite
A nossa habitual recolha, teve em Maio uma alteração no que diz respeito ao objectivo da mesma.
A Conferência de S. Vicente Paulo informou-nos de que está com muitas dificuldades em arranjar leite, em quantidades suficientes para suprimir todas as necessidades.
Sendo assim, pouco sentido faria fazermos a nossa recolha da forma habitual e assim não tentarmos combater esta dificuldade.
Foi então decidido que este mês seria pedido à comunidade de Ermesinde, que contribuísse essencialmente com leite, para a nossa recolha.
A adesão foi moderada, mas mesmo assim conseguimos recolher 172 litros de leite, que certamente serão uma ajuda preciosa para a Conferencia.
Para além do leite, foram recolhidos outros géneros alimentares, que foram igualmente entregues aos Vicentinos.
No próximo mês iremos fazer novo ponto da situação e se a conclusão for no sentido de que continua a faltar leite, o Mãos Amigas voltará a pedir leite à comunidade de Ermesinde.
Não nos interessa recolher por recolher. interessa-nos recolher o que de facto faz mais falta.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
As últimas recolhas
Apesar de não terem sido aqui registadas as quantidades, obviamente que em Março e Abril voltamos a fazer a nossa habitual recolha.
Seguem-se as quantidades apuradas nos dois últimos meses.
Arroz - 112 Pacotes
Massa - 109 Pacotes
Óleo - 38 Garrafas
Azeite - 21 Garrafas
Leite - 44 Litros
Bolachas 78 - Pacotes
Sardinhas/atum - 57 Latas
Salsichas - 32 Latas
Feijão - 26 Embalagens
Outros - 106 Unidades
Em Maio vamos fazer uma recolha um pouco diferente, pois vamos centrar a recolha, num género alimentar especifico, que a Conferência tem tido grandes dificuldades em angariar.
Mas depois informaremos mais concretamente do que se trata.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
E depois da pausa...
Depois da pausa de Janeiro na recolha de géneros alimentares para a Conferência, regressamos neste mês a esta actividade. Começamos assim mais um ano, com a vontade de fazer ainda mais do que em 2009.
Para já, ficam aqui os resultados da recolha de Fevereiro:
Óleo - 21 litros
Arroz - 66 quilos
Massa - 51 pacotes
Açúcar - 36 quilos
Feijão / Grão - 16 embalagens
Bolachas - 47 pacotes
Leite - 34 litros
Enlatados vários - 46 embalagens
Para além destes e como sempre, foram recolhidos outros géneros alimentares mas em quantidades mais reduzidas.
Pode-se dizer que começamos bem o ano de 2010 e ficam os votos de que possamos assim, continuar a ajudar a Conferência a ajudar todos aqueles que mais precisam.
Balanço de 2009
Estive a fazer um apanhado das quantidades recolhidas ao longo do ano de 2009.
Mais do que esta equipa, está de parabéns a comunidade de Ermesinde, que tem demonstrado uma solidariedade cada vez mais crescente.
De Maio a Dezembro, foram estas a quantidades recolhidas, embora tenhamos também recebido outros géneros alimentares em quantidades mais reduzidas, bem como material escolar e alguns brinquedos.
Massas - 591 pacotes
Óleo - 165 litros
Azeite - 82 litros
Açúcar - 246 quilos
Bolachas - 412 pacotes
Cereais - 98 embalagens
Enlatados vários - 556 embalagens
Feijão / Grão - 84 pacotes
Farinhas lácteas - 10 embalagens
Leite - 416 litros
Arroz - 745 quilos
Farinha - 31 quilos
Aletria - 117 pacotes
A todos os que contribuíram, o nosso muito obrigado.
domingo, 3 de janeiro de 2010
Pequena pausa
Por indicação da Conferência de S. Vicente Paulo, este mês não vamos realizar a já habitual recolha alimentar.
Com as recolhas feitas no mês passado, conseguimos angariar géneros alimentares em quantidades suficientes, para suprimir também as necessidades da Conferência no primeiro mês deste ano.
Sendo assim, aproveitamos também para fazer uma pausa, uma vez que não é objectivo deste grupo fazer recolhas apenas por fazer, mas sim fazê-las sempre que elas são de facto necessárias.
No entanto e de acordo com o nosso pároco, havendo neste fim de semana quem tenha géneros alimentares para oferecer, haverá na mesma forma de os recolher e depois encaminhar para a Conferência.
Com a enorme quantidade de famílias que a Conferência acompanha, infelizmente no próximo mês estaremos de novo presentes, para receber os donativos que a comunidade de Ermesinde quiser oferecer.
Digo infelizmente porque era muito bom que neste novo ano que agora começa, pudéssemos acabar com esta actividade. Seria sinal de que não haviam pessoas a precisar de ajuda e esse é o maior desejo que este grupo tem.
No fundo trabalhamos, mas gostávamos de não ter de trabalhar. Seria um Mundo bem melhor esse...