"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce"
Dizia assim Fernando Pessoa, e digo assim também eu quando me perguntam o que me levou a pensar no Mãos Amigas.
Foi Deus que assim quis. Eu sou apenas um "objecto" que procura (muitas vezes mal) ter alguma utilidade neste Mundo.
O Projecto Mãos Amigas começou a ser sonhado em 2004. Nessa altura o grupo de jovens a que pertenço debruçava-se sobre a frase "duc in altum" (faz-te ao largo).
Durante esse ano fui ganhando consciência e vontade de também eu me "fazer ao largo", consciência de que não podia ficar parado, de que tinha de fazer algo para mudar um bocadinho que fosse, este Mundo tão frio e indiferente.
A ideia inicial era criar um projecto denominado "Sopa dos Pobres". Para isso eu e um amigo, o Rogério Crespo começamos a procurar quem nos poderia ajudar a montar tal empreitada.
Foi assim que entramos em contacto com o Centro Social de Ermesinde (C.S.E.) e apresentamos a ideia.
Eu não sabia e certamente muitos não saberão, mas o C.S.E. nasceu exactamente assim, como um espaço onde era servida sopa a pessoas carenciadas. Coincidência ou não, é difícil de perceber, mas que não deixa de ser curioso, lá isso é verdade.
Começamos então a distribuir a pessoas carenciadas e idosos que estão sozinhos, não apenas sopa, mas refeições completas que eram e são confeccionadas no C.S.E.
O C.S.E. já fazia a distribuição de refeições ao almoço, mas na altura debatiam-se com a impossibilidade de o fazer à noite, por falta de pessoal.
Daí que o nosso voluntariado, fosse a resposta perfeita para esse problema.
Depois disto, era preciso arranjar os tais trabalhadores para a "seara". Foi com isso em mente que se convidou amigos, de vários grupos de jovens cristãos de Ermesinde, para dar uma ajuda.
Aproveito também para agradecer a todos aqueles que fazem ou já fizeram parte desta equipa. Sem vocês, nada disto seria possível.
Não seria de facto possível que desde Abril de 2005, o Mãos Amigas faça esta distribuição de refeições todas as Segundas, Quartas e Sextas-Feiras.
Mas para além das refeições, sempre tivemos a intenção de estar um pouco mais de tempo, particularmente com aqueles idosos que estão sozinhos em casa. Ao longo destes quase quatro anos, já foram muitas as pessoas com as quais criamos laços de amizade.
Sinto que, nem que tivesse sido por pouco tempo, tornamos a vida daquelas pessoas um bocadinho melhor e isso enche o meu coração de alegria.
Infelizmente alguns daqueles que acompanhamos nesta actividade já partiram. Mas estão certamente num sitio melhor, na presença de Deus.
Este texto procura ser um pequeno resumo, sobre como tudo começou e o que temos feito. A distribuição de refeições é de facto a actividade principal deste projecto, embora já tenhamos organizado outras actividades, de que mais tarde falarei neste espaço.
E por fim, falta mesmo falar deste espaço, deste blog. Foi criado hoje, com duas intenções:
- Abrir um pouco mais o Mãos Amigas à comunidade, dando a conhecer o que vamos fazendo e até recolher opiniões ou sugestões.
- Criar um espaço que seja também usado por todos os elementos do Mãos Amigas, para comunicar, postar uma reflexão, o que quiserem. Este espaço é vosso... usem-no à vontade.
Abreijos
sábado, 21 de março de 2009
Um pouco de História
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Sinto-me muito contente por fazer parte deste grupo!
Conseguimos levar um bocadinho de ser cristão os outros, mas procurei sobretudo dar a minha força, do meu espírito, da minha alegria e carinho. ;)
Houveram vezes que não me apetecia ir porque o dia tinha corrido mal, não tinha vontade, algum imprevisto, mas de todas essas vezes lá 'contrariada' fui e soube-me pela vida! Saí eu renovada; saí com outra disposição. Nós damos mas também involuntariamente recebemos e isso quando paramos para pensar, é maravilhoso!
Obrigada por quem permanece!
Enviar um comentário